quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Doenças Ocupacionais: sonolência e dores prejudicam motoristas

Respeitar o ritmo do organismo para evitar a sonolência excessiva e manter hábitos saudáveis são medidas indispensáveis para garantir a segurança e a qualidade de vida nas estradas. Dirigir um veículo é uma tarefa cognitiva e perceptiva, complexa e dinâmica, o que torna fundamental que a pessoa apresente um nível adequado de vigilância.


A sonolência e a privação de sono colaboram para aumentar os riscos de acidentes veiculares, pois prejudicam a atenção, a coordenação motora, o tempo de reação, a memória e a capacidade de concentração, além de provocar irritabilidade. Estudos comprovam que a perda de uma noite de sono produz um déficit operacional semelhante ao gerado por um nível de alcoolemia de 0,10%; sendo que no Brasil a "Lei Seca" determina que o consumo máximo de álcool antes de assumir o volante é de 0,2 grama por litro de sangue. "Quando tratamos de direção veicular, a causa mais importante da sonolência excessiva diurna é sem dúvida a síndrome da apneia obstrutiva do sono. O que ocorre nesta síndrome é a parada respiratória durante o sono devido à obstrução da via respiratória. O indivíduo ronca durante o sono e faz pausas respiratórias seguidas de agitação que o faz respirar novamente", afirma o médico de tráfego e do trabalho e diretor de comunicação da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, Dirceu Rodrigues Alves.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Dicas de Leitura sobre Segurança do Trabalho

 
Segurança e Medicina do Trabalho
Guia obrigatório para os estudantes e profissionais que atuam na área da segurança e medicina do trabalho. Contém as Normas Regulamentadoras e toda a legislação correlata, incluindo a Lei 6.514 que alterou a CLT e inúmeras portarias e instruções normativas do Ministério do Trabalho e Emprego e do Ministério da Previdência Social. Esta edição contém as 33 Normas Regulamentadoras e a legislação complementar.


Manual Prático de Higiene Ocupacional e PPRA
livro que aborda procedimentos de reconhecimento, avaliação e controle de agentes ambientais, bem como os programas normalizados sobre a matéria, especialmente o PPRA.






Controle da Insalubridade
Neste livro, o autor esclarece que o controle da insalubridade é possível para a maioria das empresas, independentemente de seu porte, e que a legislação prevê benefícios tributários para quem oferece condições de trabalho saudáveis. Além disso, aponta as medidas de controle necessárias e suficientes e propõe uma metodologia de cálculo do retorno do investimento.





Manual Prático de Saúde e Segurança do Trabalho
Ideal para sanar dúvidas e direcionar alunos e profissionais.
De forma clara e didática, visa implementar preceitos e valores de segurança, no esforço de integrá-los à qualidade do trabalho e do meio ambiente, à produção e ao controle de custos.
É o fruto da experiência de diversos especialistas que se reuniram para passar informações aprendidas na prática para profissionais que buscam informações pelo caminho teórico.



quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Vídeo da Semana: Cenas cômicas e falta de segurança

Esse vídeo mostra de forma escrachada situações envolvendo condições inadequadas de trabalho, falta de treinamento e erros rotineiros nos ambientes de trabalho de várias empresas. O vídeo não tem legenda mas é de fácil assimilação devido ao conteúdo universal.  Tem um forte toque de humor negro. Por isso cuidado com as cenas fortes..

Fonte: www.manicomic.com

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Acidente de Trabalho na obra da Transposição mata três pessoas

Na explosão, pelo menos outras dez pessoas ficaram feridas, algumas em estado grave

Três homens morreram numa explosão em Sertânia, no Sertão de Pernambuco, a 316 km do Recife. O acidente foi provocado por dinamite e ocorreu por volta das 17h desta terça-feira, 21, no canteiro de obras da Transposição do Rio São Francisco. Na explosão, pelo menos outras dez pessoas ficaram feridas, algumas em estado grave.

Informações repassadas pela PM apontam que os engenheiros da obra haviam programado duas detonações para a tarde desta terça. A primeira, como planejado, ocorreu por volta das 16h30. Como a segunda delas não se deu no tempo estimado, foi dado um intervalo de segurança de 15 minutos. Depois disso, o blaster (funcionário responsável pela fiscalização e uso dos explosivos industriais) se aproximou do local onde estava a carga e, logo em seguida, houve a explosão inesperada.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Imagem da Semana

Tempos Modernos
Mais uma fotografia clássica para a sessão semanal. Modern Times , filme de Charles Chaplin de 1936, narra a história de um operário de uma fábrica envolvido com as dificuldades dos trabalhadores. Apesar de antigo, o filme continua atual por tratar de assuntos tão comuns do cotidiano laboral dos trabalhadores com humor e crítica social. A atuação de Chaplin, o eterno Carlitos, inspirou muitos comediantes em todo o mundo, com a bem humorada e moleque interpretação do trabalhador que entra em colapso.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Estatística: Acidentes de trabalho crescem 68% no Ceará


Entre 2006 e 2008, houve um crescimento de 68% nos acidentes de trabalho no Estado do Ceará, segundo dados do Ministério da Previdência Social.
Em 2006, no Estado, foram registrados 5.965 acidentes dessa natureza. Em 2008, o número de ocorrências saltou para 10.025. A tendência de crescimento já havia sido verificada em 2007, quando foram registrados 8.333 acidentes, 39,6% a mais que no ano anterior.

O percentual de crescimento no número de acidentes de trabalho no Ceará entre 2006 e 2008 foi superior ao registrado em todo o País no mesmo período: 45,9%. Em 2006, ocorreram, no Brasil, 512.232 acidentes de trabalho, número que chegou a 659.523, em 2007, e a 747.663, em 2008.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Vídeo da Semana: Napo e a ergonomia

Filmes de Napo

  A série Napo é produzida em computação gráfica e apresenta personagens do mundo do trabalho, confrontados com questões de segurança. 
O personagem principal, Napo, e os seus parceiros se expressam na linguagem sem palavras.  Suas histórias têm valor educativo, que provocam dúvidas e estimulam o debate sobre aspectos específicos da segurança no trabalho.  Às vezes, fornecem soluções práticas. 
É esta mistura de educação, neutralidade cultural e humor em estilo cartoon que dá ao "Napo"  a sua identidade. Napo é um personagem simpático, mas atrapalhado.  A linguagem universal de Napo faz os filmes adequados para todos.

Fonte: www.napofilm.net/ 

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Prevenção de acidentes através de diálogos diários

Uma metodologia simples, prática e com ótimos resultados está começando a se tornar hábito em muitas empresas. O diálogo diário de segurança, DDS, permite que funcionários aprendam rapidamente técnicas operacionais, além de disseminar novas informações e eliminar conhecimentos obsoletos.
Falhas operacionais, desconhecimentos e distrações são as principais razões de acidentes que expõem riscos muitas vezes definitivos para empresa e funcionário. Acidentes de trabalho ou incidentes ambientais podem gerar complicações e desdobramentos que acarretam danos irreversíveis como fatalidades, multas caras e até mesmo o fechamento da organização.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Imagem da Semana

 Toda semana publicaremos fotos relacionadas ao tema Segurança do Trabalho. 


Essa semana Trabalho Seguro inaugura a sessão em grande estilo, com uma foto clássica e conhecida mundialmente.
Trata-se de Lunch atop a skyscraper (Almoço no topo de um arranha-céu) fotografia mais famosa de Charles C. Ebbets.
Imagem símbolo da evolução e conquistas trabalhistas, a foto de 1932 retrata um grupo de operários da construção civil almoçando em condições de segurança precárias e inadmissíveis atualmente.
A composição, com o belo cenário de Nova Iorque ao fundo e as condições curiosas capturadas tornam essa fotografia uma obra de arte americana.

Segurança do Trabalho para européias


Em dois países europeus, normas aprovadas esse ano interferem diretamente no comportamento de algumas trabalhadoras.
 
 Na Alemanha, o laboratório Boehringer Ingelheim proibiu o uso de salto alto entre suas funcionárias na área interna da empresa. Placas foram instaladas no local, espalhadas pelos caminhos ao redor do escritório. A justificativa da empresa é que o calçamento é feito de pedras e caminhar com esse tipo de calçado sobre o local pode causar acidentes.
Já as garotas de programa espanholas que ficam na beira das estradas foram obrigadas – sob pena de multa – a usar um colete sinalizador. Na Espanha, a questão alegada é a segurança dos trabalhadores, incluindo as moças e os motoristas que trafegam nessas autopistas.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Quadrinhos Segurança: Protegildo






















Fonte: http://www.protecao.com.br/site/content/home/index.php

Proteção Respiratória

Respiradores e máscaras são usados para proteção contra agentes químicos como poeiras, névoas e gases ou agentes biológicos na forma suspensa. Existem diversos modelos apropriados para cada tipo de atividade.
Ex: Exposição a poeiras. São usados respiradores com peça semifacial e filtros substituíveis que permitem proteção a concentrações 10 vezes maiores que o limite de exposição. Consulte um especialista.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Artigo: A mina chilena e a questão da Segurança do Trabalho


* Fernanda Jane Furtado Loureiro – Engenheira de Segurança do Trabalho

            O desmoronamento na mina do deserto do Atacama, localizado na cidade de Copiacó, San Jose, no Chile, deixou 33 operários presos no dia 5 de agosto deste ano. O resgate aconteceu mais de dois meses depois, no dia 13 de outubro, através de uma cuidadosa operação de salvamento, onde foram investidos mais de 20 milhões de dólares, além de tempo, desgaste físico e emocional dos envolvidos (trabalhadores, empresários, familiares).
            Mas como aconteceu este acidente de trabalho? Isso poderia ter sido evitado? As minas são locais confinados, ambientes não projetados para ocupação humana contínua, com meios limitados de entrada e saída, com ventilação insuficiente para remover contaminantes. Por essas e outras características, as minas são locais inseguros. É necessário adotar procedimentos prévios que garantam a segurança e a saúde do trabalhador.

A Segurança do Trabalhador em Hospitais



A Segurança do Trabalho deve ser um tema discutido e disseminado nas instituições com o objetivo de prevenir os possíveis acidentes de trabalho, assim como, preservar a integridade da saúde do seu trabalhador. O ambiente hospitalar é um dos setores onde essa prática é imprescindível e o cuidado com a segurança deve ser redobrado.

Os profissionais que atuam em hospitais estão expostos diariamente às doenças e materiais infectados. Além disso, existem os riscos operacionais, pois manuseiam e