segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Links Interessantes sobre SST

Fundacentro  O Portal da saúde e segurança do trabalhador reúne no site do Ministério do Trabalho e Emprego acervo digital e audiovisual, pesquisas, notícias, vídeos, rádio e outras informações úteis. 
NIOSH O instituto americano para segurança e saúde ocupacional lidera nacional e mundialmente a prevenção de doenças e lesões no trabalho. O site em inglês é um dos mais completos na área. 

Revista Proteção  Publicação especializada em segurança do trabalho, possui seções como galeria de imagens, quadrinhos, causos e entrvistas. Excelente fonte de informação da área. 

SOBES O endereço da Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança  contém artigos, legislação, cursos, venda de livros, grupo de discussão e notícias.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Documento histórico sobre segurança do trabalho


Um papiro egípcio, datado de 2360 a.c., mostra as primeiras referências escritas relacionadas ao ambiente de trabalho e dos riscos inerentes a eles.
De acordo com Soto (1978),  o "Papiro Seller II" diz:
"Eu jamais vi ferreiros em embaixadas e fundidores em missões. O que vejo sempre é o operário em seu trabalho; ele se consome nas goelas de seus fornos. O pedreiro, exposto a todos os ventos, enquanto a doença o espreita, constrói sem agasalho; seus dois braços se gastam no trabalho; seus alimentos vivem misturados com os detritos; ele se come a si mesmo, porque só tem como pão os seus dedos. O barbeiro cansa os seus braços para encher o ventre. O tecelão vive encolhido - joelho ao estômago - ele não respira. As lavadeiras sobre as bordas do rio, são vizinhas do crocodilo. O tintureiro fede a morrinha de peixe, seus olhos são abatidos de fadiga, suas mãos não param e suas vestes vivem em desalinho".
Um registro histórico sobre dificuldades dos trabalhadores que já dura milênios...

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O intrincado quebra-cabeça da saúde do trabalhador

 O maior estudo já conduzido sobre saúde no local de trabalho está aplicando técnicas de última geração para investigar uma aparente concentração de casos de câncer

No tempo de John Shea e John Greco a cavernosa fábrica da Pratt & Whitney Aircraft era coberta por uma névoa oleosa que exalava da máquina de amolar, revestindo o teto e cobrindo os trabalhadores. Eles voltavam para casa encharcados de óleo. Fossas de remoção de gordura, cheias de solvente para limpar peças de motor, se espalhavam pelo chão da fábrica; os trabalhadores usavam latas de solvente para limpar mãos e roupas. Shea passou 34 anos amolando lâminas e pás de motor na fábrica de quase 93 mil m2 em North Haven, Connecticut, Estados Unidos. Em 1999, aos 56 anos, recebeu o diagnóstico de câncer no cérebro. Seis meses depois, seu amigo e colega de trabalho Greco descobriu que estava com a mesma doença: glioblastoma multiforme (GBM), o tipo mais agressivo de tumor cerebral. Um ano após o diagnóstico de Shea, ambos estavam mortos, mas as viúvas já se perguntavam sobre o número aparentemente incomum de casos dessa forma letal de câncer na fábrica de um dos maiores produtores de motores de jato do mundo.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Artigo: segurança, prevenção e a tragédia no Rio de Janeiro



A tragédia que atingiu a Região Serrana do Rio de Janeiro na última semana não trouxe à tona apenas a fragilidade da arquitetura, ocupação indevida e falta de prevenção por parte dos governantes. Nas atividades de resgate, três bombeiros morreram soterrados em Nova Friburgo, como informa a notícia abaixo:
Os bombeiros infelizmente somaram-se às mais de 600 vítimas dos deslizamentos e enchentes, mas ao contrários dos moradores da região, eles estavam trabalhando no local e foram vítimas de acidente de trabalho. 

Restrição europeia ao mercúrio


Esses dias  tive uma virose que também me trouxe febre, o que é comum nesse período do ano. Ao pesquisar um termômetro para comprar, fiquei na dúvida entre o de mercúrio e o digital. Me informaram que o digital é mais preciso e mais caro. O inconveniente do digital é a necessidade de pilhas. Durante a pesquisa, descobri que a agência europeia de produtos químicos elaborou um relatório, a pedido da comissão europeia, sugerindo restrições no uso de mercúrio em diversos equipamentos (inclusive termômetros) devido seus efeitos tóxicos ao homem e meio ambiente.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Portaria 197 altera a NR 12 – Máquinas e Equipamentos

O Diário Oficial da União publicou em 24 de dezembro de 2010, a Portaria Nº 197 que altera a Norma Regulamentadora n.º 12 - Máquinas e Equipamentos, aprovada pela Portaria nº 3.214, de 8 de junho de 1978. O principal foco da nova versão é contribuir para a redução do número de acidentes laborais, apresentando uma série de mudanças em relação ao anterior.

Ao todo, são 19 itens principais, três apêndices, sete anexos e um glossário, distribuídos em 74 páginas, com explicações detalhadas sobre ins­tala­ções e dispositivos de segurança. Anteriormente havia seis itens principais e dois anexos, sendo um para mo­tosserras e ou­tro para cilindros de massa, em um documento de cinco páginas.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Uece inscreve para Curso de Formação de Técnico de Segurança do Trabalho

As inscrições para o curso de Formação de Técnico de Segurança do Trabalho da Universidade Estadual do Ceará (Uece) estarão abertas até o dia 26 de janeiro de 2011. Os interessados podem dirigir-se a Unidade de Educação Profissional (UNEP), no Campus do Itaperi, no horário das 9 horas às 19 horas. São ofertadas 100 vagas para o preenchimento de duas turmas.

No valor de RS 40,00, a taxa de inscrição deve ser paga nas Agências do Banco do Brasil, conta corrente de nº. 25437, agência 008-6. No ato da inscrição, o candidato deve apresentar os seguintes documentos, cópia da Carteira de Identidade, do CPF, do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou outro documento comprobatório, uma foto 3x4 e comprovante de endereço.

Segundo o Coordenador Técnico do curso, Wicles Andrade Bastos, as carteiras de identificação, que darão ingresso aos candidatos aos locais de prova, serão entregues na coordenação do curso, ou seja, na UNEP, nos dias 27 e 28 de janeiro, no horário das 9 horas às 19 horas, mediante apresentação do documento original de identidade, possibilitando identificar o candidato e sua assinatura.

O processo seletivo terá apenas uma etapa, que constará de uma prova com 50 questões, abrangendo as seguintes áreas do conhecimento, Português, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História. A prova de seleção está agendada para o dia 30 janeiro. 
Mais informações pelo telefone 3101-9925.

Fonte: http://www.ceara.gov.br

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Vídeo da Semana: Telecurso sobre Saúde e segurança do Trabalho


Vídeo de Legislação e normas de saúde e segurança do trabalho com ótimas dicas, manuais e instruções. Resumos legais de registro de acidentes. Segurança Ocupacional. Qualidade no Ambiente de Trabalho.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Material obrigatório de primeiros socorros

Segundo a NR 7, todo o estabelecimento deve estar equipado com material necessário à prestação de primeiros socorros. Importante lembrar que nesse conjunto de materiais não podem constar medicamentos.

A Empresa deve disponibilizar aos trabalhadores, caixa de emergência equipada com o material necessário à prestação dos Primeiros Socorros; manter esse material guardado em local adequado, aos cuidados de um Trabalhador Treinado para esse fim.
Cada empresa deverá ter uma caixa de primeiros socorros, contendo:

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Vídeo da Semana: Simpsons e as péssimas condições de trabalho


Na clássica introdução do desenho animado americano já é exibida uma cena de acidente de trabalho na usina nuclear onde Homer Simpson trabalha. Nessa introdução ainda é mostrada uma crítica às condições terríveis a que muitos trabalhadores de indústrias asiáticas têm que se submeter. Para refletir.