segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Vídeo da Semana: Profissão Técnico de Segurança do Trabalho

Reportagem veiculada pelo SPTV, da Rede Globo, resume a profissão de técnico de segurança do trabalho. O vídeo, de aproximadamente 5 minutos, dá informações sobre o curso de formações, salário médio, atuação no mercado, além de exibir entrevista com profissionais da área.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Imagens da Semana: Serra Pelada





 O maior garimpo em céu aberto do mundo, a Serra Pelada, localizada no sul do Pará, atraiu milhares de trabalhadores nos anos 1980 numa desenfreada corrida pelo ouro moderna. 
Oficialmente, 30 toneladas de ouro foram extraídas da serra por  um verdadeiro formigueiro humano.
As péssimas condições de segurança do trabalho fazem dos registros fotográficos  imagens impressionantes.
Saiba mais sobre o garimpo da serra pelada














quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Técnicas de Prevenção de Incêndio

   Incêndio que atingiu barracões de escolas de samba na Zona Portuária do Rio, na manhã do dia 7 de fevereiro.


A prevenção de incêndio consiste em um conjunto de medidas tomadas e ações realizadas, todas tendentes a evitar deflagração de incêndios ou retardar a sua evolução.
Para que haja uma combustão, é essencial a presença dos três elementos essenciais do fogo, formando a figura geométrica do triângulo do fogo:o combustível, o comburente, a fonte de calor.
Não existindo um desses elementos, não se processa o fogo. Em ambientes industriais,
temos ainda:

  •  Os materiais combustíveis - roupas, madeira, papel, gasolina, graxa, oleo, etc.
  •  O comburente - oxigênio presente no ar atmosférico;
  • Fontes de calor - soldagem e corte a quente, cigarros, fósforos, lâmpadas elétricas,
tubulações de vapor, solda elétrica, etc.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Resenha: Operação com Tratores Agrícolas

Neste livro do professor de engenharia agrícola, Leonardo Monteiro, da UFC, encontramos instruções sobre a maneira correta, consciente e segura de operar tratores agrícolas e máquinas propelidas.
Com 78 páginas divididas em cinco capítulos, a obra trata de assuntos como segurança a operação, painel de instrumentos e comandos, preparação do trator para o trabalho e elementos básicos para adequação de conjuntos mecanizados.  
Um manual prático que exibe passo a passo instruções e comandos com muitas ilustrações, fotografias e simbologia, de maneira resumida, contribuindo para capacitação fundamental dos trabalhadores agrícolas na redução de acidentes de trabalho no campo.
O livro Operação com Tratores Agrícolas está disponível para download.  Download aqui

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Acidentes de trabalho crescem 98% no Ceará em quatro anos

  Entre 2006 e 2009, o número de acidentes de trabalho no Ceará cresceu 98%, segundo dados do Ministério da Previdência Social. Em 2006, o Estado registrou 5.965 acidentes de trabalho. Em 2009, o número de ocorrências saltou para 11.802.
   O percentual de crescimento no número de acidentes de trabalho no Ceará, entre 2006 e 2009, foi superior ao registrado no País no mesmo período: 41,2%.
   Em 2006, ocorreram no Brasil 512.232 acidentes de trabalho, número que chegou a 659.523 em 2007 e a 755.980 em 2008 e que caiu para 723.452 em 2009.
  O Ceará registrou 47 mortes por acidentes de trabalho, segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho dos Ministérios da Previdência Social e do Trabalho e Emprego. As estatísticas apontam que o número de mortes decorrentes de acidentes de trabalhode 2009 foi superior aos verificados em 2007 (40), igual ao de 2006 e inferior ao de 2008 (54).

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Trabalho em altura - regulamentação em construção

   Aproximadamente 40% das 2,5 mil fatalidades que ocorrem anualmente em média no Brasil são decorrentes do trabalho em altura.
   Por conta de números tão alarmantes, uma comissão tripartite está iniciando a elaboração de uma norma reguladora para esse tipo de atividade. 
  A solicitação da NR 36 foi aprovada  na 63ª Reunião Ordinária da CTPP (Comissão Tripartite Paritária Permanente) da SIT (Secretaria de Inspeção do Trabalho) do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), realizada em novembro último, em Salvador.
   A ideia surgiu após a realização do "1º Fórum Internacional de Trabalho em Altura", em setembro último. O evento contou com a participação de mais de 250 profissionais, na maior parte engenheiros, que constataram a urgência de regulamentar o trabalho.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Resenha: Prevenção de Acidentes com Tratores Agrícolas e Florestais

  Recentemente tive contato com o pesquisador e professor de  Máquinas e Mecanização Agrícola da Universidade Federal do Ceará (UFC), Leonardo de Almeida Monteiro. 
  Ele teve a gentileza de oferecer seus 2 livros relacionados ao tema prevenção de acidentes com tratores agrícolas. O Livro aborda a segurança do trabalho no meio rural através da maior força de potência agrícola, o trator. 
Na obra, o professor ressalta a importância do operador da máquina e diversas regras de seguranças. 
Com 106 páginas, o livro divide-se em  três capítulos, o primeiro sobre segurança na operação, o segundo sobre precauções de segurança e o último, que fala de ergonomia. 
Funcionando como um guia sobre a área de máquinas agrícolas, o livro bastante ilustrado, é uma boa leitura para os trabalhadores agrícolas, uma das principais vítimas de acidentes de trabalho do Brasil.
Prevenção de Acidentes com Tratores Agrícolas e Florestais está disponível para downloads.


Clique aqui para download do livro

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Continuação do acidente em Belém

 Empresa responsável por prédio que desabou é investigada
Data: 31/01/2011 / Fonte: Portal ORM, CBN e O Globo
Foto: Reprodução/Portal ORM



Belém/PA - O Ministério Público Estadual do Pará instaurou um inquérito civil para apurar a responsabilidade da Construtora Real no desabamento do prédio de mais de 30 andares em Belém, no Pará, no último sábado, 29. O inquérito será conduzido em conjunto pela Promotoria de Justiça do Consumidor e do Meio Ambiente que vai atuar em relação aos prejuízos daqueles que foram afetados pelo desastre. Cerca de 200 pessoas de prédios vizinhos ao desabamento tiveram que deixar suas casas.
Os bombeiros e a Defesa Civil continuam as buscas aos desaparecidos no desabamento do Real Class, no bairro de São Brás, região central de Belém. Uma mulher de 67 anos morreu no acidente e duas ficaram feridas. Dois operários seguem desaparecidos. Estão sendo usados cães farejadores e um aparelho detector de ruído. Sensores foram espalhados pelo local do acidente. Cerca de cinquenta bombeiros e 30 homens da Defesa Civil estão no local.
Os três prédios próximos ao local do acidente foram liberados no fim da tarde deste domingo para que os moradores pudessem retirar seus pertences. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Belém, Mário Chermont, os moradores só podem ter acesso aos apartamentos acompanhados de um militar do Corpo de Bombeiros e de um técnico da Defesa Civil. Até o momento, a Defesa Civil contabiliza quase duzentas pessoas desabrigadas. Elas moravam no perímetro onde houve o desabamento. Boa parte foi remanejada para o hotel Fórmula 1, na Avenida José Bonifácio.

Acidente na construção civil

 Após desabamento de prédio, trabalhadores fazem protesto 
Data: 31/01/2011 / Fonte: Terra

Belém/PA - Após o desabamento de um prédio em construção no último domingo, 30 de janeiro, em Belém/PA, trabalhadores da construção civil iniciaram um protesto pedindo melhores condições de trabalho. O edifício denominado Real Class desabou por volta das 14h de domingo. O prédio era construído pela empresa Real, com dois apartamentos por andar.

Intitulada "Dia de luto e luta", a manifestação prevê a participação de 3 mil pessoas em um ato em frente ao prédio que desabou, segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Estado. Por volta das 9h, os manifestantes saíram de diversos canteiros de obras em direção à sede do sindicato, na Travessa Nove de Janeiro, localizada nas proximidades do edifício que caiu. Por volta das 11h, o grupo deve seguir em passeata ao local da tragédia. Segundo o coordenador geral do sindicato, Ailson Cunha, as empresas precisam garantir mais segurança nas obras. "Pelos menos 11 companheiros morreram de janeiro a dezembro do ano passado e recebemos a informação que, só em janeiro de 2011, mais dois perderam a vida trabalhando na construção civil no Estado", afirmou.