quarta-feira, 6 de julho de 2011

Acidente em obra da prefeitura

Como crianças, os meninos não estavam nem aí. Com as obras de drenagem e terraplanagem da Prefeitura de Fortaleza no bairro Granja Lisboa caminhando a passos lentos, o buraco cravado na esquina das ruas Mateus Lemos e Gustavo Barroso é aproveitado de outro modo: serve de espaço de “diversão” para crianças do bairro.

Sem temer o perigo, os meninos saltavam por cima de garras de ferro. Disputavam quem dava o maior pulo. Na manhã de ontem, o local das obras não tinha tapumes, placas ou cerca protetora.

A situação se assemelha à da obra no Parque Santana III, onde uma criança de oito anos morreu após queda em buraco de obra da Prefeitura, no sábado, 2. O POVO visitou, ainda, dois outros locais de intervenção de drenagem e terraplanagem, na rua Costa Barros, na Aldeota, obra do Transfor; e na Granja Portugal. Nos dois locais, nenhuma medida preventiva. Apenas uma placa da Prefeitura informava o valor e o objetivo da obra.

Na Granja Lisboa, nem esse aviso havia. Um fiscal que preferiu não ser identificado confirmou que faltava à empresa adequar sinalizações na Costa Barros, como a cerca de plástico e uma placa informando o risco. O funcionário da empresa Marquise, responsável pela obra, afirmou que havia uma cerca de plástico, mas foi carregada pela chuva.

Na Granja Portugal, a rua José Abílio testa, todos os dias, o risco das pessoas. Parte da via está intransitável, pelo buraco e lama da obra. Entretanto, no canto ainda cabe, com dificuldade, um carro de passeio. E é nesse trecho que todos os dias vários motoristas se arriscam.

Segundo os moradores, um veículo 4x4 se arrisca no pequeno espaço. “Além do risco de acidentes, ainda tem essa catinga que fica nas ventas da gente todo dia”, reclama o aposentado José do Egito, 73. O ambulante Valdir Machado, 38, faz coro. “A gente entende a importância desse trabalho. Mas que seja direito, respeitando a gente. Ainda mais num lugar desse, cheio de criança. Pode acontecer de algumas delas cair aí e morrer, como o outro menino”, ensina. A obra na Granja Portugal não tinha as garras de ferro, como a da Granja Lisboa e a do Mondubim.

A Prefeitura informou, por meio de nota, que uma equipe de técnicos visitará as intervenções citadas.

SAIBA MAIS

A Prefeitura citou ainda que , caso seja constatado algum problema, tomará providências para regularizar a situação junto à construtora responsável pela obra.

A coordenador do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), Daniel Lustosa, informou que a sinalização da obra na Costa Barros segue as normas de segurança viária e de trabalho exigidas para obra daquele porte.

O prazo da obra na Granja Portugal está atrasado. Deveria ter sido finalizado no mês passado, mas ainda restam muitos reparos.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário