quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Resenha: Prevenção de Acidentes com Tratores Agrícolas e Florestais

  Recentemente tive contato com o pesquisador e professor de  Máquinas e Mecanização Agrícola da Universidade Federal do Ceará (UFC), Leonardo de Almeida Monteiro. 
  Ele teve a gentileza de oferecer seus 2 livros relacionados ao tema prevenção de acidentes com tratores agrícolas. O Livro aborda a segurança do trabalho no meio rural através da maior força de potência agrícola, o trator. 
Na obra, o professor ressalta a importância do operador da máquina e diversas regras de seguranças. 
Com 106 páginas, o livro divide-se em  três capítulos, o primeiro sobre segurança na operação, o segundo sobre precauções de segurança e o último, que fala de ergonomia. 
Funcionando como um guia sobre a área de máquinas agrícolas, o livro bastante ilustrado, é uma boa leitura para os trabalhadores agrícolas, uma das principais vítimas de acidentes de trabalho do Brasil.
Prevenção de Acidentes com Tratores Agrícolas e Florestais está disponível para downloads.


Clique aqui para download do livro
A agropecuária é considerada, segundo estimativas mundiais, uma das três atividades de maior risco. Além disso abrange 26% da população economicamente ativa  e é responsável pelo maior número de acidentes fatais. Falta de treinamento, uso incorreto dos EPI´s diante da diversidade de riscos como acidentes devido a exposição a máquinas, ferramentas manuais, riscos químicos como agrotóxicos estão entre os vários problemas identificados no ambiente de trabalho rural. Não há como negar a importância de estudos na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário