segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dia do Trabalho

O dia 1° de maio foi escolhido como dia do trabalho em homenagem a uma manifestação ocorrida em Chicago, EUA, em 1886. Na cidade americana, centro industrial e sindical na época, trabalhadores e líderes sindicais reuniram-se em passeata e greve para protestar pela redução da jornada de trabalho e por outros direitos trabalhistas. 
A greve prosseguiu até o dia 3 de maio, quando a polícia de Chicago disparou contra um grupo de operários que faziam uma manifestação pacífica. Dezenas de pessoas foram feridas e presas. No dia seguinte, a repressão dos policiais em um comício foi maior e uma bomba foi disparada. Muitos líderes sindicais foram presos, alguns receberam como sentença a pena de morte e ficaram conhecidos como os mártires de Chicago.   
Três anos depois, 1889, em Paris, foi estabelecido que os trabalhadores seriam  homenageados no dia 1º de maio pelo significado na luta pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo.
No Brasil, a data passou a ser comemorada na Era Vargas, quando foi assimilada na agenda do movimento sindical. Grandes aumentos do salário mínimo e leis trabalhistas (CLT) são anunciados nesse dia no país pela importancia histórica da data. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário