terça-feira, 26 de abril de 2011

Sugestão de leitura

Incêndios em obras são bastante comuns. A falta de organização e higiene é uma das principais causas. O acúmulo indevido de madeiras, e outros materiais, potenciais combustíveis para alimentar desastres, unidos ao calor são um presente risco. O forte inverno que tivemos acaba ofuscando o risco presente nas obras da cidade, que são muitas! 

Outro motivo que justifica a palestra que vou ministrar numa obra de Fortaleza é o mau uso da eletricidade. Condições precárias, a falta de isolamento e aterramento estão entre as várias causas dos princípios de incêndios nas grandes construções. É importante o uso de dispositivos diferenciais residuais (DR) e evitar deixar equipamentos elétricos ligados sem supervisão do operador. 


Quem quiser se aprofundar sobre o tema: uma boa dica é o livro da National Fire Protection Associacion (NFPA) o "Fire Protection Handbook". Trata-se de um material completo sobre o fogo, incêndio, explosões e como proceder preventiva e reativamente diante de diversas situações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário