segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Prevenção de acidentes através de diálogos diários

Uma metodologia simples, prática e com ótimos resultados está começando a se tornar hábito em muitas empresas. O diálogo diário de segurança, DDS, permite que funcionários aprendam rapidamente técnicas operacionais, além de disseminar novas informações e eliminar conhecimentos obsoletos.
Falhas operacionais, desconhecimentos e distrações são as principais razões de acidentes que expõem riscos muitas vezes definitivos para empresa e funcionário. Acidentes de trabalho ou incidentes ambientais podem gerar complicações e desdobramentos que acarretam danos irreversíveis como fatalidades, multas caras e até mesmo o fechamento da organização.

Práticas preventivas, no entanto, costumam evitar e reduzir tais incidentes. A disseminação, diária ou freqüente, de princípios básicos de segurança, meio ambiente, saúde e outras questões referentes ao trabalho através da DDS alcança efeitos positivos de conscientização em toda a organização.
A implementação da prática requer uma organização mínima, como definição de local, horário, equipe e facilitador. Uma breve reunião, com duração de aproximadamente 10 minutos inserida na rotina da empresa, como troca de turnos ou início de expediente já é o suficiente para a realização de DDS.
A escolha de interlocutores com habilidade de falar em público ou vídeos previamente preparados ajudam nos resultados. Linguagem adequada ao nível de interlocutores e apresentação de maneira clara, dinâmica e linear também reforçam a transmissão da mensagem.
Os temas abordados dependem da realidade da empresa, mas assuntos como prevenção de incêndios, primeiros socorros, aterramentos, choques elétricos, manutenção e equipamentos de proteção são bastante usuais e úteis para diversas instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário