quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A Segurança do Trabalhador em Hospitais



A Segurança do Trabalho deve ser um tema discutido e disseminado nas instituições com o objetivo de prevenir os possíveis acidentes de trabalho, assim como, preservar a integridade da saúde do seu trabalhador. O ambiente hospitalar é um dos setores onde essa prática é imprescindível e o cuidado com a segurança deve ser redobrado.

Os profissionais que atuam em hospitais estão expostos diariamente às doenças e materiais infectados. Além disso, existem os riscos operacionais, pois manuseiam equipamentos de risco como agulhas, cateteres e demais materiais perfurocortantes. Devido a grande quantidade de atendimentos e procedimentos, o setor de urgência/ emergência e o centro cirúrgico são os que apresentam um maior índice de acidentes de trabalho.

A prevenção é a melhor maneira de evitar qualquer tipo de acidente, inclusive em hospitais. Os funcionários precisam estar atentos e utilizarem acessórios e equipamentos como luvas, máscaras e botas que auxiliem na proteção. É importante também os gestores investirem em treinamentos, orientações individuais e acompanhamento das rotinas dos funcionários para detectar a peculiaridade das atividades realizadas por cada profissional

Por Carine Jesuíno

Nenhum comentário:

Postar um comentário